História da Freguesia

A Freguesia de Cabeça Gorda é um das freguesias mais recentes do concelho de Beja tendo nascido em 1901. Até esta data, o território que hoje constitui fazia parte da Freguesia da Salvada.

Existem relatos que referem que a aldeia de Cabeça Gorda é muito mais antiga, no entanto, apenas foi transformada em sede de freguesia no século XX, sendo possível precisar com segurança a data da sua criação.

Segundo dados históricos, pode-se situar temporalmente a aldeia da Cabeça Gorda muito antes do nascimento de Portugal, sendo que, parece provável, as aldeias da Cabeça Gorda e da Salvada tenham tido a sua origem na época da ocupação árabe que teve início no ano 702 d.C.

A freguesia foi criada com a designação de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, embora seja conhecida por Cabeça Gorda. Pensa-se que esta designação popular, certamente muito mais antiga do que a oficial, e que acabou por se generalizar ao ponto daquela ser praticamente desconhecida, teve a sua origem numa toponíma geográfica designada por "cabeço" (monte) e o adjetivo "gorda" indicaria a grande largura dessa elevação. A designação Cabeça Gorda significa assim "monte grande" ou grande elevação.

De facto pode-se constatar que a aldeia da Cabeça Gorda está situada no ponto mais alto da região, sendo que terá sido a partir da observação desde facto que nasceu o nome da aldeia.



Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image
Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image